01/10/2010

Você conhece Buenos Aires?

Bom, eu fui lá ano passado para a minha lua de mel e tenho que dizer que foi uma viagem fantástica! Compramos um pacote de cinco dias (quatro noites) - cabe aconselhar a quem for que escolha um voo com uma ou nenhuma parada e que saia o mais cedo possível para chegar lá ainda de dia (isso por que aí dá tempo de ir ao hotel, deixar a bagagem, tomar um banho e ainda sair a noite). Buenos Aires é cheia de programas noturnos, basta dar uma pesquisada na internet ou comprar algum dos milhares de guias que existem sobre a cidade.

Confesso que não fomos a nenhuma boate em nossas noites por lá, mas apenas por que estávamos exaustos por causa dos passeios de dia. Então vou aproveitar e dar umas dicas...

No primeiro dia, como chegamos de tarde (confusão com o voo) só descansamos e jantamos; perto do hotel encontramos um restaurante ótimo e muito barato, (aliás, com o valor do peso, tudo lá é barato). No nosso pacote escolhemos o Hotel Suites Catalinas, e posso dizer com certeza que foi uma ótima escolha. Ele é em um lugar bem central e com uma estrutura muito boa, quarto espaçoso, muito limpo, uma mini copa e cozinha equipada (facilita muito comprar uma água ou lanche e deixar no frigobar, ou esquentar uma água para um chá ou capuccino fora de hora. Não que tenhamos precisado, o serviço foi ótimo lá.

Um conselho que adoraria ter recebido é: passeie por sua própria conta, ande a pé, utilize os ônibus e metrôs, não tenha medo de perguntar ou pedir informações. Tenha um mapa dos lugares a onde você quer ir, pesquise os bairros antes de viajar, dá para conhecer vários lugares em um dia só se planejando bem.

Buenos Aires é um paraíso para compras, mas cuidado: leve pesos e compre as coisas em pesos; eles oferecem os produtos em dolar mas você tem que lembrar que o dólar oscila muito e você vai pagar o valor do dia que a fatura do seu cartão chegar.

Um lugar imperdível de se ir se o seu objetivo forem as compras é o Unicenter; é um passeio de quase um dia, fomos de metrô/ ônibus e demora um pouco por que fica em um distrito de Buenos Aires, mas vale a pena pois a "viagem" é bonita e há muito comércio pelo caminho.

Pertinho de nós estavam as Galerias Pacífico, outro ótimo lugar para compras, além de ter um teto lindo, e a Falabella, onde me esbaldei comprando coisas para casa.

Ahhh, duas dicas: se você comprar produtos da Argentina, pague separado e peça o cupom fiscal, fale que é para o global refound (tax free); antes de ir embora do país você pode ter de volta uma parte do valor que você pagou pelo produto. E não caia no papo dos passeios de compras que às vezes as operadoras de turismo oferecem: eles só te levam em lugares caros e você perde pelo menos a metade do dia. O único lugar que eles nos levaram que valeu a pena foi a out let da Nike, realmente os valores compensam. Mas mesmo assim, dá pra pegar um taxi e ir por sua conta, tem quatro lojas pela cidade e é só perguntar no balcão do hotel.

Outra coisa: quanto aos taxis, não usamos, mas fomos aconselhados a sempre pagar com dinheiro trocado para evitar problemas (alguns motoristas podem não ser muito honestos).

Um outro passeio que eu adorei foi ao zoológico (é isso mesmo, zoológico!); este foi o único que eu recomendo que seja feito por uma operadora de turismo. Explico o motivo: o Bioparque Temaiken é distante da cidade e pode ser complicado chegar de taxi ou ônibus. Mas lá não é um zoológico comum, não dá pra explicar, mas é uma coisa linda. Nosso passeio começou pegando o Trem da Costa até San Isidro, e depois navegamos pelo Rio Tigre. Pena que choveu e as fotos ficaram cinzentas e respingadas.

Fizemos o city tour que nos ofereceram mas também achei perda de tempo pois ficamos a maior parte do tempo dentro do ônibus, e vimos tudo muito rápido. Os pontos positivos foram a ida ao La Bombonera  (para os fanáticos por futebol, tem um museu e dá até para andar no campo; é tudo pago mas para quem gosta vale a pena) e ao Caminito (que é um pulo do estádio, literalmente - dá pra ir à pé), um passeio que foi muito legal. O bairro é todo colorido, o pessoal dança tango pelas ruas, tem feirinha de artesanato e nós tivemos até nossa caricatura feita por um desenhista de rua.

Uma última coisa que preciso dizer é que é impossível fazer dieta em Buenos Aires!!! Tomar sorvete na Munchis, comer Alfajor Havanna, tomar licor de dulce de leche, comer media lunas... Ai que perdição.

Ps: fomos a um show de tango lindo no Senor Tango mas não vale a pena comprar o programa com a operadora de turismo, eles cobram muito mais caro por que falam que tem um jantar, só que você chega lá, o jantar não é grandes coisas e depois que fizemos a conta concluímos que se tivéssemos ido por nossa conta teria sido melhor e poderíamos jantar bem em outro lugar.

Algumas fotos da nossa aventura:

La Bombonera

Caminito

Pelas ruas

San Isidro


Flamingos no Temaiken

Ps2: sites que podem ajudar a andar por lá: