13/10/2010

Pelos copos descartáveis

Outro dia li em algum lugar (realmente não me lembro onde) sobre um post no blog da Revista Super sobre copos de papel como alternativa aos copos de plástico descatáveis e fui lá conferir. De fato a idéia é boa, pensado que o papel é mais fácil de reciclar, de fazer, etc; e pode até fazer sentido para lugares onde as pessoas vão tomar água apenas uma vez, como salas de espera e lojas.

Mas a verdade é que é preocupante a quantidade de copos descartáveis utilizados em um ambiente de trabalho, por exemplo. Algumas pessoas tomam café quatro ou cinco vezes por dia, e quase toda vez tomam junto um copo de água. Quando vão lanchar, mesmo ao tomar refrigerante de lata, usam mais um copo. Não tenho dados estatísticos para dividir mas observei em meu próprio local de trabalho a quantidade de copinhos que vão para o lixo - fora os que se perdem por que quando a pessoa puxa um do dispenser cai outro junto - e olha que temos copos de vidro lá. Todo mundo tem preguiça de lavar o próprio copo (!?!).

Aí, tudo fez ainda mais sentido quando eu estava folheando minhas revistas Vida Simples e encontrei esse artigo do Luiz Alberto Marinho: Ninguém quer salvar o planeta. Constatação assustadoramente real...

Sei que não é bem verdade, temos já muita gente engajada, interessada, e ecologicamente correta andando por aí, mas muitas vezes a pessoa acha que por que usa sacola reutilizável já faz a sua parte e para por aí. E o copo plástico é um exemplo disso. Eu pessoalmente uso uma garrafinha de plástico (troco toda semana e reciclo a anterior) e para beber outras coisas o copo de vidro. E em casa um copo por dia é mais do que suficiente! Basta lavar bem...

Os copinhos abaixo são do Segredo do Vitório;



os da Coza e da Ou, você acha em vários lugares, até no supermercado.


O Listradinho e o verde são do Submarino.


O importante não é o preço, nem mesmo se são bonitos e simpáticos. O importante é fazer a nossa parte!