20/10/2010

Ansiosa, eu?

Alguns já sabem das minhas dores crônicas e das diversas tentativas que fiz para melhorar, a maioria sem sucesso durador, recentemente inclusive experimentei uma coisa maravilhosa: a massagem Tuiná.

Confesso que nunca gostei muito de massagem e já tive experiências ruins (cuidado com o profissional escolhido), mas adquiri um cupom destes de clube de compras e no pacote tinha um banho relaxante. Então, criei coragem e fui. Ao chegar à clínica a surpresa foi a massagem antes do banho. Na hora achei que não ia surtir efeito, até doeu um pouco mais, fiquei triste. Mas a verdade é que passei cinco dias completamente sem dor e nem me lembra da última vez que isso tinha acontecido.

Sei que as minhas dores são em grande parte devidas à tensão excessiva e já li muito sobre o assunto (além de fazer terapia por um bom tempo), mas cada vez mais acredito que deva voltar ao divã.

Algumas pessoas ainda pensam que procurar um psicólogo ou psicanalista é para "malucos" e então me alegro a dizer que faço parte deste time de malucos, mas aos poucos todos entendem que ninguém está livre de ter problemas emocionais (ainda mais no mundo em que vivemos hoje) e a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda sim.

Aí resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre ansiedade na internet e compartilhar informações. Que fique claro que não sou médica, nem psicóloga, que esses dados foram encontrados em uma busca no google e os trechos abaixo foram copiados da exata forma que foram publicados originalmente. Para ver o conteúdo deles na íntegra é só clicar na palavra (fonte) ao final de cada parágrafo.

Também aproveito para dizer que um tratamento holístico, homeopático, ou de qualquer outra natureza na minha opinião pode ser utilizado em conjunto à uma terapia "tradicional" mas não deve substituí-la por completo. Novamente: PROCURE UM ESPECIALISTA E DISCUTA O ASSUNTO COM ELE.

E uma outra coisa: não tenha vergonha de admitir um problema; vergonhoso é roubar, trair, desrespeitar o próximo. Pedir ajuda é sinal de coragem.


A ansiedade é um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar atento a um perigo iminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. Portanto é um sentimento útil. Sem ela estaríamos vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. É algo que está presente no desenvolvimento normal do ser humano, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas. (fonte)

Muitas vezes a ansiedade é confundida com o medo, mas enquanto que o medo é uma resposta que o organismo dá a um perigo real, actual e imediato (como, quando um cão raivoso se atira a si), a ansiedade é a resposta a uma ameaça que pode ser desconhecida e indefinida, que pode ter origem em conflitos internos, sentimentos e pensamentos que você tem e que são disfuncionais (por exemplo, fica ansioso quando está num grupo de amigos, pois acha que não tem nada de interessante para dizer).(fonte)

A ansiedade passa a ser problemática e motivo de preocupação, quando os sintomas começam a ser em excesso ou se mantêm durante longos períodos de tempo e, também quando se manifesta em situações em que a ameaça é apenas imaginária. Nestes casos, estes sentimentos negativos podem trazer consequências negativas para o nosso bem-estar, incapacitando-nos de levar uma vida normal. Devemos de estar atentos há frequência, intensidade e duração das nossas respostas ansiosas a determinada situação, para sermos capaz de lidar com o problema, (caso este exista), o mais precocemente possível. (fonte)

E quando o problema não passa nunca?

Não é fácil identificar o Transtorno de Ansiedade Generalizada, confundindo-se facilmente com sintomas encontrados nos outros transtornos de ansiedade. Há a necessidade de se procurar sempre um especialista quando suspeita-se desse transtorno. Grande parte das pessoas procuram clínicos gerais e outros especialistas devido ao comprometimento físico muito freqüente. O transtorno caracteriza-se por ansiedade e preocupações excessivas (uma expectativa apreensiva) que persistem por pelo menos seis meses. As preocupações ocorrem com as diversas atividades do dia a dia e há dificuldade em relaxar ou livrar-se delas. A ansiedade e as preocupações estão associadas à uma inquietação ou à sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço , dificuldade em concentrar-se (“brancos”), irritabilidade, tensão muscular (dores musculares), perturbação do sono. Muitas vezes há disfunções somáticas gastrointestinais associadas, como: gastrites, colites, diarréias, etc. (fonte)

Estes são apenas alguns do sintomas ansiosos mais frequentes mas que podem ser acompanhados de muitas outras manifestações e até mesmo confundidos com doenças do foro físico. fonte



Ainda de acordo com o que eu li, as causas deste problema são diversas e variam de acordo com cada indivíduo. Há pesquisas que apontam para herança genética, mas eu acho que devemos realmente questionar nossos valores e a forma como vivemos nossas vidas, definindo o que é de fato importante e buscando todos os dias nossa saúde plena, física e mental.