Dia sem carne, sem ovos e sem leite. Comer o que? Risoto de Raris com Arroz Vermelho e Cogumelo Chileno. Fácil e delicioso.
Vale avisar antes de começar: esse risoto não fica cremoso como o feito com arroz arborio e a consistência dos grãos é al dente mesmo.
Para duas pessoas se fartarem:
- 30g de cogumelo chileno seco (eu usei o que vende no supermercado Verdemar, mas nos mercados da sua cidade você acha com certeza)
- 90g de arroz vermelho (eu usei da marca Ruzene, também comprei no Verdemar)
- 1 cebola pequena (veja aí na foto o que eu chamo de pequena)
- alho a gosto (eu coloquei 3/4 de uma cabeça de alho por que eu e o Leandro adoramos)
- 1 colher de chá de óleo de coco (comprei da Pazze mas acredito que qualquer fabricante terá o mesmo produto, podendo variar o valor - que é alto em comparação ao óleo de milho ou canola, mas que compensou, em nossa opinião)
- 1 litro de água filtrada quente (não precisa deixar ferver)
Mãos à obra:
Deixe o cogumelo de molho em 500ml da água quente com 1/2 colher de chá da flor do sal para hidratar (a pressa é inimiga da perfeição, mas em caso de emergência 15 min já são suficientes)
Pique a cebola e o alho bem pequenos - eu usei o processador mas não deixei virar uma pasta por que nós gostamos dos pedacinhos.
Retire o cogumelo do molho e pique em pedaços menores - não descarte a água
Em fogo médio refogue o alho, a cebola e 1/2 colher de sopa de flor do sal no óleo de coco (ele tem consistência pastosa mas ao ser aquecido fica líquido) por uns cinco minutos
Abaixe o fogo e acrescente um tipo de arroz de cada vez mexendo sempre
Mexa por um minuto ou dois e acrescente 250 ml da água aquecida ou o suficiente para cobrir o arrozQuando essa primeira água estiver secando acrescente o cogumelo picado e toda a água a onde ele estava de molho (esse cogumelo pode vir com um pouco de terra então é bom coar o caldo usando um filtro de papel daqueles de coar café)
Misture um pouco e deixe cozinhando em fogo baixo (uns 15 min na minha panela mas vigie a sua para não queimar o fundo)
Se ainda tiver água quente misture o resto quando o arroz estiver secando, se não tiver não coloque mais (1 litro é suficiente para cozinhar bem o arroz)
Na receita de risoto convencional pede uma taça de vinho branco (seco, pelo amor de Deus não vale vinho canção, chapinha nem afins) e já fiz essa receita com vinho também mas na minha opinião ele não fez falta no preparo, prefiro bebê-lo como acompanhamento. Se você quiser colocar é só medir 200 ml e acrescentar ao arroz quando estiver refogando, antes de colocar a água (deixe uns 2 min cozinhando no vinho e depois coloque a água).
A manteiga é a mesma coisa, se quiser, ela dá um gostinho delicioso e compensa um pouco a falta de cremosidade; com o risoto pronto gosto de colocar uma colher de sopa generosa de manteiga com sal e misturar bem antes de servir (dessa vez não coloquei por que não estava consumindo derivados de leite).
Enfeite com cogumelos picados ou cebolinha e sirva com um bife parrilheiro (se você for carnívoro) ou uma mega salada verde. Para um jantarzinho recomendo a salada e um vinho branco frisee.
Nenhuma folhina verde (#vergonha), comi o meu puro mesmo. Marido comeu com bife de contrafilé.