12/11/2010

Qualidade de vida, eu tenho?

Muitos me perguntam se não acho ruim trabalhar de madrugada, como fica minha qualidade de vida? Aí explico que para mim foi fácil me adaptar, sou mais produtiva de noite, durmo bem de dia, ganhei horas com meu marido. Consigo tomar sol à tarde e dá pra encaixar uma atividade física no fim do dia se a #preguiça deixar.

Mas como eu sei que tenho qualidade de vida boa? E aliás, o que é qualidade de vida pra mim?

A Wikipedia fala que "Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição". Então concluo que para minha qualidade de vida ser boa tenho que estar satisfeita com a vida que levo. E estou.

Janto com meu marido todas as noites, se queremos ir ao cinema ou dar uma volta de carro é só sair. Tenho as tardes livres, posso cuidar da casa, estudar, descansar. Conto com meus fins de semana para viajar ou ver os amigos. Não pego trânsito para ir (e voltar) ao trabalho.

Claro que em alguns dias estou mais cansada; nem tudo é perfeito, às vezes preciso fazer alguma coisa de manhã e é difícil, mas nada é impossível.

Na minha opinião outras coisas determinam nossa qualidade de vida: 
  • nosso grau de endividamento (dever $ a alguém me tira o sono)
  • nossa relação com os amigos e familiares (brigas e rancores não fazem bem a ninguém)
  • nossa alimentação (viver de junk food é impensável)
Ficou com dúvida se você tem qualidade de vida? Aqui  tem um teste pra te ajudar a refletir sobre o assunto. Agora, você tem que ser honesto consigo mesmo...