19/11/2010

Homenagem ao dia da Bandeira


quem souber de quem é esta imagem gentileza avisar, eu a tinha guardada a muito tempo e não sei.

Fatos e curiosidades sobre a nossa bandeira:

Entre os Símbolos Nacionais, a Bandeira Nacional é o mais conhecido. Por ser o mais visualizado, também é o símbolo de mais fácil identificação.

A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentido patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Nas cerimônias de hasteamento da Bandeira Nacional, o símbolo cultuado é a Bandeira Nacional. Por isso, todos devem se voltar a ela.

Na Bandeira Nacional, as constelações correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889, considerando um observador de fora da esfera celeste. Cada estrela representa um estado da federação.

A Bandeira deve ser hasteada em mastro ou adriças, em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito, podendo compor com outras bandeiras. É livre a escolha de autoridades, personalidades ou pessoas para hastearem as bandeiras. 

A legislação não obriga que o mastro da Bandeira Nacional seja mais alto que o das demais bandeiras, mas não deve ser mais baixo. A ela caberá sempre o lugar de honra. 

Art. 16, Lei 5.700: “Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.”

Você sabe em que ocasiões é obrigatório hastear a Bandeira Nacional? Confira:

• Nos dias de festa ou de luto nacional, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos. 
• Nas escolas públicas ou particulares, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

• No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, hasteada às 12 horas, em solenidades especiais.

• Quando decretado luto nacional, a Bandeira Nacional fica a meio mastro. Neste caso o hasteamento deve ser levado inicialmente até o topo.
E você sabia que nossa bandeira tem um hino só pra ela? Pois é! Veja a letra aqui e escute o hino aqui.

Informações retiradas de um curso que eu fiz na minha empresa sobre Apresentação Pessoal e Noções de Cerimonial.