14/03/2011

Sacolas reciclaveis, você já tem a sua?

Entrou em vigor neste mês uma lei que proíbe o uso dos sacos plásticos e oxibiodegradáveis aqui em Belo Horizonte. Os locais que normalmente usam sacolas plasticas deverão substiuí-las pos sacolas biodegradáveis, feitas com amido de milho, que custarão R$ 0,19 cada. (notícia completa aqui: Ciclo Vivo)

Pessoalmente acho a iniciativa fantástica e confesso que já uso sacolas retornáveis sempre que possível.

Muito se discute sobre o assunto, há quem diga que só este gesto não é suficiente para fazer a diferença e apesar de concordar com estas pessoas acho que este simples gesto já em um bom começo.

E para economizar a grana de quem insiste em usar as plásticas sacolas - o argumento de que elas são "reutilizáveis" como saco de lixo levanta outra polêmica sobre a reciclagem de lixo e a diminuição do consumo e para mim não é válido - seguem algumas opções de sacolas reutilizáveis:

Essa é baratinha, comprei uma e veio amarela, já vi pra vender aqui em BH por R$ 15,00 (não vale isso tudo) e levei pra praia no reveillon.


Comprei uma dessa branquinha na Etna em Campinas em férias há uns dois anos, também foi super barata e tenho até hoje.



Essa aí de cima é fofa, tenho há mais ou menos um ano, foi barata, é resistente e tem outras estampas. Comprei na TokStok.


Esse é um dos cinco modelos de sacola que os Supermercados Verdemar vendem em suas lojas. Eu tenho uma de cada, já dei uma de presente pra minha mãe e até na Argentina elas fizeram sucesso. As estampas são do estilista Ronaldo Fraga e cada uma é mais linda que a outra. Elas aguentam muito peso e se você usa qualquer sacola retornável no supermercado você ganha desconto nas compras.


Essa do Extra tem a renda de sua venda revertida para a Casa Hope, que ajuda crianças com câncer


Essa é do projeto Crer para Ver da Natura e já falei sobre ela aqui.

E se você tem habilidades manuais aqui e aqui tem dicas de como fazer sua própria ecobag.

E qualquer que seja sua escolha o importante é que, mais que um modismo, as ecobags são uma forma de repensar nossos hábitos e com certeza vieram pra ficar.