22/03/2011

Dia mundial da água - 22/03

daqui

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, data da publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água. Os dez artigos da declaração chamam a atenção para fatores que envolvem o direito a seus múltiplos usos, importância para a vida, gestão compartilhada e valor econômico, mas também a sua fragilidade e como ela precisa ser utilizada racionalmente por todos, mantendo seu ciclo intacto. ‘A água não é somente uma herança dos nossos predecessores...’(art. 5º); ‘...não é uma doação gratuita da natureza...’(art. 6º) e ‘..não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada...’(art. 7º), são algumas definições contidas na Declaração.

Com o objetivo de mostrar esses desafios ao público em geral e tratar os temas que até hoje, 19 anos após a Declaração, ainda causam discussões entre a sociedade, a Fundação SOS Mata Atlântica desenvolve e apoia uma série de ações para comemorar o Dia Mundial da Água, por meio de seu programa Rede das Águas, dedicado ao tema.

O foco dessas ações é o impacto que as mudanças propostas para o Código Florestal poderá acarretar à geração da água para a população brasileira. O tema proposto pela ONU para o Dia da Água deste ano chama atenção para o desafio da gestão da água nas cidades, em virtude do crescimento urbano, da industrialização e das mudanças climáticas que causam impactos drásticos para os recursos hídricos.