20/05/2011

"Eu tenho, logo existo"

Em Touro, encontramos a pulsão da vida em sua intensidade máxima: o império dos sentidos, o desejo de sorver a vida até sua última gota, vibrando em relação a tudo o que seja possível tocar, cheirar, saborear, ouvir, ver. Touro é um sensorial e um sensual, e quando se tem o Sol em Touro o que importa é aquilo que existe no plano tridimensional e que pode dar prazer, afinal o regente deste signo é Vênus, a deusa da beleza, da arte e do prazer. Mas também é um signo de Terra, sólido e voltado para a realização das idéias num plano tangível, material. A fluência da alma do Touro é de um ritmo lento, o ritmo da natureza, orgânico, em que as coisas não ocorrem com muita velocidade, mas vão se firmando paulatinamente. Demora, mas dificilmente falha.

Este ritmo mais lento - que se acomete mesmo sobre os taurinos aparentemente mais "velozes" - decorre do somatório da natureza terrestre (prudente, que necessita de segurança para agir) com a qualidade venusiana (um pouco indolente e preguiçosa, que gosta de sombra e água fresca). Todavia, esta eventual "preguiça" taurina não o impede de agir e trabalhar, muito pelo contrário! Afinal, por mais "espiritualista" que este signo possa ser, o mundo material lhe apetece enormemente: ele quer as coisas boas que o dinheiro pode comprar. Deseja o conforto das boas coisas da vida. E não costuma confiar em "sorte" para conseguir os bens materiais que tanto almeja. Passa, portanto, a trabalhar duro. Não é dotado de uma natureza especialmente agressiva, porém tem a firmeza persistente e quando diante de um problema age como se fosse uma rocha: simplesmente se imobiliza, esperando o temporal cessar. Diferente de Áries, o signo anterior, que bate com a cabeça na parede até rachar uma das coisas (a cabeça ou a parede), Touro se mantém imóvel, com uma paciência quase irritante (ainda que internamente ferva de raiva e impaciência) até que o obstáculo desmorone por si só. A grande força taurina reside exatamente neste "campo de inércia", que lhe permite assumir uma aura de "zero total" quando diante de algo muito sério. Além do que, é um tipo afetivo, venusiano, de modo que rompantes agressivos não fazem parte de seu universo. A cólera taurina é muito lenta, mas quando ocorre pode ser terrível, até mesmo física.

O desejo pelos prazeres da vida é algo absolutamente necessário, contanto que não se torne a finalidade única de sua existência. Touro tem lições a aprender: a primeira, e mais importante, diz respeito a se permitir mudanças rápidas e a trabalhar o desapego. Este é um signo que resiste às mudanças, e muitas vezes se mantém em situações que lhe são totalmente desagradáveis (no trabalho, no amor, etc.) por simples dificuldade de acelerar os processos, além de uma certa preguiça de ter de começar tudo novamente...

Maior qualidade - solidez, firmeza, sensualidade, capacidade de realizar.
Defeitos a serem trabalhados - teimosia, inércia, sensualismo exagerado.
Planeta regente - Vênus.
Cor - Verde escuro.